Sobre


Fruto do meu interesse por moda, o blog “De Chanel a McQueen” é parte do trabalho de conclusão de curso em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo e é orientado pelo professor Doutor Claudio Bertolli.                

O projeto visa reunir histórias da moda desde o século XIV, quando surgiu como um sistema. Como pode ser visto na categoria “Revisitando”, há muitas conexões com a moda atual, afinal as tendências vão e voltam, o que foi moda há muito tempo, pode ser o último grito fashion dessa estação, claro, sempre com uma nova leitura.     
        
“De Chanel a McQueen” pretende ser um local para que o leitor encontre facilmente informações sobre a moda e suas histórias. E, também, divulgar esses fatos, que anda um pouco esquecido nas mídias de moda atuais.                                                                                                       

As matérias tiveram o embasamento de diversos livros de moda e especialistas no assunto.      

Categorias:


Início: Nesta primeira categoria, estão as matérias referentes ao século XIV até o final do XIX. O nome "Início", porque é o começo da moda como sistema.


Auge: Aqui é falado sobre a moda da primeira metade do século XX, de 1900 até 1959. Auge, pois foi nesse período a explosão da alta-costura, o nascimento do prêt-à-porter e muitas inovações aconteceram.


Pós-moderno: O nome fala por si só, trata-se da moda de 1960 até hoje. A mistura de estilos e épocas, o culto às marcas e a questão da imitação são alguns dos temas tratados nessa categoria.


Revisitando: Na última categoria estão as matérias que mostram como as tendências de décadas passadas são revistas nos dias atuais. Aqui também é o espaço de entrevistas com estilistas e outras pessoas ligadas à moda.